O RAID (Redundant Array of Inexpensive Disks) é um meio de organizar vários discos num dispositivo de forma a aumentar a redundância e velocidade. Temos diversos tipos de Raid, vou passar a explicar os mais importantes:
Em primeiro lugar temos o RAID 0, neste tipo de RAID a informação e dividida por dois discos, de forma a aumentar a velocidade de leitura. Este tipo de RAID não oferece qualquer tipo de redundância, basta um dos discos falhar para todos os dados serem perdidos.
De seguida temos o RAID 1, este tipo de RAID mantém dois discos com a mesma informação (espelho), de forma a aumentar a redundância. No caso de um dos discos falhar o outro continua a funcionar normalmente. Por outro lado este tipo de RAID não aumenta a velocidade de leitura como vimos no RAID 0.
Vimos que o RAID 0 permite um aumento de velocidade, mas não apresenta redundância. Vimos também que o RAID 1 permite ter redundância de dados mas não aumenta a velocidade. Para aliar as vantagem destes dois tipos de RAID surgiu o RAID 10 (1+ 0).